Usos, Bioquímica e Atividade Biológica do Psilocybe Spp. – Download – Omar Lopes Diniz

O autor disserta sobre a bioquímica, atividades biológicas e usos populares e científicos, tanto ao nível nacional quanto ao internacional, dos fungos alucinógenos do gênero Psilocybe, usando como espécie-tipo o P. cubensis, objetivando com esta pesquisa exploratória preencher parcialmente uma lacuna informativa em trabalhos nacionais, além de tentar demonstrar a necessidade de estudo científico do referido gênero e estimular tal prática no meio acadêmico brasileiro.

Para ter acesso ao arquivo, digite seu email na caixa ao lado! O download iniciará automaticamente.

usos_bioquimica_capa

Por uma abordagem multidisciplinar no estudo do consumo de psicoativos – Download – NEIP

Trata-se de um artigo que argumenta sobre a necessidade de se aproximar do estudo
do consumo de substâncias psicoativas através de uma perspectiva multidisciplinar que
englobe os aspectos biológicos, farmacológicos, psicológicos, históricos e socioculturais desta
temática. O principal argumento do trabalho centraliza-se sobre a eficácia no controle sobre o
consumo de substâncias psicoativas através de sanções e rituais informais. Argumenta-se que
estes controles são mais eficazes que os modelos repressivos oficiais. O trabalho baseia-se em
observações de campo realizadas em diversas instituições ayahuasqueiras, ou seja, que
utilizam a ayahuasca – um psicoativo alucinógeno – como um veículo de comunicação com o
sagrado.

Para ter acesso ao arquivo, digite seu email na caixa ao lado! O download iniciará automaticamente.

neip_capa

 

Contribuições Conceituais à Geografia – Download – João Paulo Centelhas

Este trabalho é um corte transversal sobre algumas perspectivas que versam a respeito da relação sociedade-espaço. O encaminhamento teórico adotado nessa análise resgata saberes da agroecologia, da biologia e da termodinâmica dos sistemas abertos, buscando coalescer ferramentas analíticas com a leitura geográfica do sistema espacial. Desse modo, a pluralidade desse arranjo teórico vem a se estruturar/sintetizar num conteúdo político propositivo de apontamentos e problematizações sobre o atual movimento das organizações humanas de gestão dos atributos do espaço, indicando o brutal descompasso entre aquilo que alguns autores se referem como racionalidade ocidental e os processos e dinâmicas dos ambientes naturais.

Para ter acesso ao arquivo, digite seu email na caixa ao lado! O download iniciará automaticamente.

geografia_centelhas_capa

Alquimistas do Êxtase – Download – Iago Soares Pereira

Este trabalho propõe uma análise do fenômeno conhecido como “psiconáutica”, que constituiria um renascimento do movimento psicodélico iniciado na década de 1990 principalmente através da internet (CARNEIRO, 2005). A análise é desenvolvida através dois eixos exploratórios. No primeiro eixo, o autor esboça uma genealogia da contracultura das décadas de 1960 e 1970, em vias de compreender em que sentido a psiconáutica é um “renascimento” do movimento psicodélico. No segundo eixo o autor empreende uma “netnografia” em uma comunidade parte da cena psiconáutica, chamada “Enteógenos Sem Dogmas”. Por “netnografia” o autor entende uma adaptação da etnografia tradicional para os meios de socialização online (KOZINETS, 2002). A abordagem dos dois eixos é efetivada segundo uma perspectiva analítica e política designada provisoriamente como “pós-estruturalista”, perspectiva esta que abarca as obras de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e Bruno Latour, entre outras. O autor observa que tanto a contracultura quanto a psiconáutica põem em operação processos relacionados ao desmonte de estruturas transcendentes de autoridade. Estes processos de desmonte engendram uma série de riscos – podendo resultar em corpos vazios, fragmentados ou cancerosos. O autor conclui com a observação de que, se estes riscos são devidamente contornados, os processos em questão conduzem à constituição de o que Deleuze e Guattari (1996) designam plano de imanência.

Para ter acesso ao arquivo, digite seu email na caixa ao lado! O download iniciará automaticamente.

alquimistas_extase_capa

A Mecânica Quântica e o Pensamento de Amit Goswami – Download – Paulo Nuno Martins

Desde 1930 que têm sido feitas especulações, sobre a possível “harmonia préestabelecida” entre a Mecânica Quântica e as filosofias da Índia, embora essas especulações nunca tenham sido levadas muito longe. Assim, este trabalho é uma contribuição para um estudo mais profundo deste tema, particularmente verificando se os escritos de Amit Goswami (pensador educado na tradição Hindu e professor de Física Quântica na Universidade de Oregon (E.U.A.)) ajudam de algum modo a “entender” os célebres paradoxos da Mecânica Quântica quando vistos através da filosofia do idealismo monista.

Para ter acesso ao arquivo, digite seu email na caixa ao lado! O download iniciará automaticamente.

pensamento_goswami_capa