“Loucura” e realidade …

“Loucura” e realidade …

Bom…eu ia criar um post com a pergunta: “quem toma alucinógenos fica louco pra sempre?” no título,para desmistificar algumas lendas, mas vi que antes de falar dos alucinógenos devemos analisar os conceitos de loucura e realidade. Fui escrevendo sobre estes conceitos e vi que era assunto pra um post inteiro. Então resolvi falar só disso agora, deixando o outro assunto para um próximo post.

Primeiramente temos que estabelecer o que é de fato a loucura, tarefa difícil….Eu penso que alguém é louco a partir do momento em que suas atitudes não fazem nenhum sentido para mim, então são “loucuras” que não condizem com a realidade. Mas….o que é a realidade ? Sabemos que existe uma, temos 5 sentidos que nos permitem captar algo, e o cérebro, que “junta tudo” e cria uma interpretação à partir disso. Mas essa interpretação é particular, e experiências distintas podem levar à caminhos totalmente diferentes, ou seja, a sua realidade pode não ser a mesma que a minha, mesmo sendo a mesma hehehe.
Seguindo esssa linha de raciocínio, chamar alguém de louco seria mais um pré-conceito, talvez por pura preguiça de tentar entender a interpretação da pessoa. E também egocentrismo, pois quando fazemos isso, colocamos nossa verdade como o padrão de normalidade, e esquecemos que talvez para o “maluco”, os loucos sejamos nós. Agora entendo porquê tantas pessoas me acham louco =)

Vivemos em sociedade, onde somos unidos pelas nossas semelhanças, interesses, etc. Há pessoas que não compartilham de semelhanças, vivem em um mundo particular, estão sintonizados em outra realidade que não se encaixa na sociedade e não conseguimos compreender. Algumas dessas pessoas estão tão imersas em suas realidades particulares que dependem de outras para fazer as coisas mais básicas e sobreviver. Alguns chamam isso de doença, mas pra mim isso também é preconceito. O que eu acho que acontece é que além dessas pessoas interpretarem a realidade de forma muito particular, elas levam isso tão à sério a ponto de não enxergar as outras facetas da realidade, principalmente àquelas comuns à quase todos. E nós, que estamos aqui compartilhando uma realidade comum, achamos que isso está errado, que não deveria ser assim, que não é “normal”. Mas sequer paramos pra pensar se os tais “loucos” concordam com isso, pois pelo menos ao que parece, a maioria não está se importando, muito menos acham que devem mudar em algum aspecto. Com certeza para eles, suas interpretações são totalmente reais e fazem sentido. Mas como pode alguém interpretar a mesma coisa de forma tão diferente ? É como interpretar um texto subjetivo…o texto está lá, igual para todos, mas as pessoas podem interpretar de várias formas diferentes, e até contrárias, dependendo do que elas já têm em suas mentes. Mas para tentar interpretar um texto da forma mais fiel possível devemos tentar enxergar com os olhos do autor, entender o que ELE quis passar com suas palavras, deixando nossos próprios valores um pouco de lado….Essa analogia realmente soou bem pra mim, pois eu penso que é exatamente isso que devemos fazer para interpretar a realidade da melhor forma possível. Esquecer nossos valores, preferências, desejos, buscando a realidade tal como é. Já dizia Bruce Lee: “ver algo sem o colorido dos próprios olhos e preferências pessoais é vê-lo em sua simplicidade primitiva.”

“Enxergar com os olhos do autor” – quero chamar a atenção também pra importância dessa expressão nessa analogia da interpretação da realidade. Isso é o que buscam várias filosofias e religiões, tal como Budismo e Hinduísmo. O Nirvana ou Samadhi, grande objetivo dessas religiões seria exatamente isso, como se unir à Deus, conhecendo seus verdadeiros pensamentos, através da meditação. Não acredito que podemos realmente alcançar isto de forma definitiva, pois diferente de um texto, a realidade não é imutável, e só cresce continuamente, em ciclos. Portanto, mesmo que se chegue a “enxergar com os olhos do autor”, no momento em que você interpretou isso de alguma forma, a realidade já mudou…..mas ficou todo o aprendizado, abrindo novos caminhos e possibilitando novas buscas…..uma eterna evolução.

PAZ

One thought on ““Loucura” e realidade …

  1. Mesmo fdazendo jornalismo, detesto interpretar as coisas com “olhos do autor”, e acabo levando tudo pro pessoal. E o que eu entendi a respeito é: a vida nos deixa doido por si só.
    E os cogumelos apenas aumentam essa loucura

    ;*

  2. é foda né….. toda arte é só uma expressão do q ela realmente é…. nunca chegaremos ao q ela é de fato…… mas se deixarmos, nossa cabeça leva o pouco que podemos entender pra bem longe de um real entendimento….

    sempre é preciso se policiar quanto a isso
    bruce lee foi sábio em sua frase……

    quanto aos cogumelos aumentarem essa loucura, eu discordo.
    acho q deixa ela apenas mais perceptível. afinal essa loucura é a nossa vida =)

  3. A voces que estam tentando defender o uso do cogumelo,como uma substancia benefica,fiquem certo de uma coisa:tudo na vida tem dois lados o bom e o ruim, e o lado ruim do cogumelo so vem depois …muito depois…,quem viver vera,mas com certeza ele vem ,e ele eh muito ruim,nao usem substancia para concectar com o seu Eu interior,apenas aquietem a mente.

  4. Juliette – Olá! Primeiramente, nós aqui não defendemos nada, apenas trocamos idéias sobre estes assuntos, e todos são livres discutir e discordar. Concordo quando diz que tudo na vida tem seus 2 lados e penso que é tarefa particular de cada um identificá-los em qualquer situação. Afinal, só vc pode saber o que lhe faz bem. Eu posso afirmar com toda certeza que PRA MIM os cogumelos são sim uma ferramenta benéfica em minha busca. Agora repare em seu pensamento preconceituoso: vc diz que os cogumelos possuem um lado muito ruim, mas sequer menciona qual seria este lado….o que me faz pensar que vc nem sabe….
    “nao usem substancia para concectar com o seu Eu interior” – olha, me desculpe falar assim, mas aqui ninguém vai ditar regras. meu caminho eu mesmo traço… e esse é um dos objetivos em comum à todos aqui. Não seguiremos verdades pré-estabelecidas
    Espero que da próxima vez que vier criticar algo, que o faça com base em argumentação ao invés de pré-conceitos. Pq é frustrante ver que alguém entrou aqui e não entendeu nada do que foi dito. Abraço e muita luz

  5. Judith, creio que vc não aquietou a mente pra fazer o seu comentário. já q vc o fez baseada em preconceito seu……e em mim, quando eu julgo algo precipitadamente logo percebo que foi por algum conflito interior de idéias…

  6. Ta mas e ae, e o mito de que alguns cogumelos induzem a loucura pra sempre eh verdade ou nao?
    Atua definicao de loucura nao me interessa, eu quero saber os dados.

  7. Juliette pelo amor de deus, o ocguemlo nao tem nada de errado. Quem eh tu pra dizer que fazmal, ja experimentasse por acaso, qual foi o efeito a lngo prazo,ham? Es biologa ou algo do genero?

    Aposto que os cigarros q tu fuma, as cervejas q bebe, ou o semem que tu engole causam maior dano que um simples cogumelo.

  8. Eu qro saber sobre as ‘as diferentes realidades do mundo atual em relaçao ao Brasil’ gostei muito do seu texto pois so tenho 10 anos de idade! e eu estou procurando uma resposta dess assunto q eu li dei!!!! se possivel mande a resposta o mas rapido possivel!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *