Ciência aponta que cogumelos podem mudar o tempo

Fungos podem criar ventos que levam embora seus esporos.

Fungos podem criar ventos que levam embora seus esporos.

Cientistas aprenderam que os cogumelos têm uma extraordinária capacidade de controlar o tempo. Ao alterar a umidade do ar em volta de si, eles agitam ventos que sopram para longe os seus esporos e os ajudam a dispersar.

As plantas usam uma variedade de métodos para espalhar sementes, incluindo a gravidade,  a projeção forte, o vento, a água e os animais. Cogumelos por muito tempo tem sido pensados como espalhadores passivos de sementes, liberando os seus esporos e em seguida, contando com as correntes de ar para carregá-los.

Porém uma nova pesquisa mostrou que os cogumelos são capazes de dispersar seus esporos em uma área ampla, mesmo quando não há um sopro de vento sequer – através da criação de seu próprio tempo.

Cientistas em os EUA usaram técnicas de filmagem de alta velocidade e modelagem matemática para mostrar como os cogumelos Pleurotus ostreatus (Cogumelo Ostra) e o Lentinula edodes (Shiitake) liberam vapor de água que resfria o ar ao seu redor, criando correntes de convecção. Este, por sua vez, gera ventos em miniatura que levantam os seus esporos no ar.

cogumelos_tempo_2Os resultados, apresentados na reunião anual da Divisão de Dinâmica de Fluidos em Pittsburgh da Sociedade Americana de Física , sugerem que os cogumelos são muito mais do que os fabricantes mecânicos de esporos.

” Nossa pesquisa mostra que essas “máquinas” são muito mais complexas do que isso: eles controlam seus ambientes locais e criam ventos onde não havia nenhum feito pela própria natureza” , disse o principal cientista Professor Emilie Dressaire , do Trinity College em Hartford, Connecticut. ” Isso parece incrível, mas os fungos são engenheiros geniais. ”

Os cientistas acreditam que o mesmo processo pode ser utilizado por todos os fungos de cogumelos , incluindo aqueles que causam doenças em plantas , animais e seres humanos .

Um cogumelo é tecnicamente o corpo carnal produtor de esporos, de um fungo. Milhões de esporos, sementes unicelulares microscópicas, podem ser produzidos por um único cogumelo, pelo menos algumas das quais susceptíveis a pousar um lugar adequado para o crescimento de um novo micélio.

Mais de 80 tipos diferentes de cogumelos comestíveis silvestres crescem no Reino Unido, bem como muitas espécies venenosas.

Um dos cogumelos mais mortais do mundo, o Amanita phalloides (the death cap), é uma visão comum na floresta britânica. Apesar de sabor agradável, apenas 28 gramas deste fungo é o suficiente para matar .

Amanita Phalloides

Amanita Phalloides

Matéria original compartilhada na rede pelo micologista e escritor Paul Stamets

Mushrooms can change the weather, scientists reveal

Obtenha mais conteúdo como esse

Inscreva-se em nossa newsteller e receba os novos posts em seu email!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =