Arte Visionária de Alex Grey

Hoje iremos apresentar formalmente um artista já muito conhecido entre a cultura psicodélica.

Alex Grey nascido em 1953 em Columbus, Ohio, teve muito incentivo para desenhar pois seu pai era um designer gráfico. Desde muito jovem Alex pratica a expressão em forma de desenhos. Os temas da morte e transcendência flutuavam em sua arte desde seus primeiros rabiscos até suas mais recentes pinturas, performances e esculturas.

Selfportrait Lifecycle – Alex Grey

Selfportrait Lifecycle – Alex Grey

Após  conhecer sua parceira Allyson Rymland Grey, em 1975, Alex teve uma experiência mística enteógena que transformou seu existencialismo agnóstico a um transcendentalismo radical. O casal Grey continuou a tomar “viagens” sacramentais de LSD para fins de estudar este novo mundo proporcionado pelos enteógenos. (clique para ampliar as imagens)

Theologue – Alex Grey

Theologue – Alex Grey

Por cinco anos, Alex trabalhou no departamento de Anatomia da Harvard Medical School preparando cadáveres para dissecação, enquanto também ele estudava o corpo por conta própria. Mais tarde, ele como um técnico de pesquisa no departamento de Harvard of Mind / Body, realizando experimentos científicos para investigar as energias sutis de cura. Formação anatômica de Alex preparou para a pintura dos Espelhos Sagrados e para trabalhar como ilustrador médico.

Praying – Alex Grey (detalhe)

Praying – Alex Grey (detalhe)

Seu interesse pelas dimensões sagradas do homem e do universo se refletem fica aparente em cada trabalho, explorando do místico e do real seu trabalho pode ser considerado holístico e visionário.

Dialoga a todo momento sobre a Expansão da consciência.

Considerado hoje em dia o mestre deste grupo hoje considerados Artistas Visionários.

Aperture – Alex Grey

Aperture – Alex Grey

Gaia – Alex Grey

Gaia – Alex Grey

Original Face – Alex Grey

Original Face – Alex Grey

Alex não se limita a pinturas, ele tem um extenso trabalho com performances e esculturas, um artista muito completo e que arrisca sem medo expressar toda sua genialidade.

Nature of Mind – Alex Grey

Nature of Mind – Alex Grey

Abaixo uma pintura icônica. Remete diretamente à teoria formulada por Terence Mckenna descrita no livro “O Alimento dos Deuses“, ilustrando-a com muita vivicidade

Visionary Origin of Language – Alex Grey

Visionary Origin of Language – Alex Grey

As pinturas de Grey são permeadas com uma luz intensa e sutil que é rara na história da arte. “É a luz que é o sublime na obra de Grey – é a mais importante inovação na luz religiosa desde o barroco – e ela faz com que os seres mundanos neles pareçam sublimes, em cada detalhe realista de seu maravilhoso ser” (Donald Kuspit – 2000, “Alex Grey’s Mysticism”).  Sua pinturas altamente detalhados são espirituais e científicas, em igual medida, revelando sua visão psicodélica, espiritual e sobrenatural da raça humana.

BodyMind Vibrator – Alex Grey

BodyMind Vibrator – Alex Grey

Adam and Eve – Alex Grey

Adam and Eve – Alex Grey

Abaixo Alex mostra sua admiração e gratidão aos alquimistas da psicodelia, Albert hoffman e o casal Shulgin

Saint Albert – Alex Grey

Saint Albert – Alex Grey

Shulgins – Alex Grey

Shulgins – Alex Grey


Livros que podem ser adquiridos sem seu site.

 

Transfigurations

Transfigurations

Sacred Mirrors

Sacred Mirrors

Net of Being

Net of Being


As pinturas de Grey podem ser descritas como um mix de arte sacra, arte visionária e pós modernismo. Ficou muito conhecido por suas pinturas que expressam a anatomia do corpo humano com seu brilho exaltado, imagens que adentram as múltiplas camadas da realidade, como um raio X. Sua arte é uma complexa integração de corpo mente e espírito.

The Seer – Alex Grey

The Seer – Alex Grey

SelfPortrait – Alex Grey

SelfPortrait – Alex Grey

Mistic Eye – Alex Grey

Mistic Eye – Alex Grey

Grey aplica uma perspectiva multidimensional para pintar a experiencia humana universal. Seus quadros retratam situações como uma reza, a meditação,  um beijo, o sexo, a gravidez, o nascimento, a morte. Seu trabalho incorpora ainda muitos símbolos religiosos, como auras, chakras e ícones de formas geométricas.

Cosm Grail – Alex Grey

Cosm Grail – Alex Grey

Colective Vision – Alex Grey

Colective Vision – Alex Grey

Oversoul – Alex Grey

Oversoul – Alex Grey

Grey também fez sua própria contribuição para a filosofia da arte no seu livro “The Mission of Art” (1998).  Nele, Alex promove a possibilidade de um potencial místico da arte: ele argumenta que o processo de criação artística pode (e deve) ter um papel fundamentamental na iluminação do artista. Para ele, o processo de criação artística traz consigo um potencial de transcender as limitações da mente e expressar de forma mais comleta o espírito divino. Ele também acredita que a arte pode induzir naquele que a observa, um estado elevado de contato com o próprio espírito e outras manifestações espirituais.

One – Alex Grey

One – Alex Grey

Net of Being – Alex Grey

Net of Being – Alex Grey

Dying – Alex Grey

Dying – Alex Grey

Hoje Alex Grey é ícone quando se fala de mente manifestada, sempre presente em congressos sobre o tema. Grande alvo de entrevistas, esteve no Brasil pintando ao vivo em duas edições da festa Tribe.
Artists Hand – Alex Grey

Artists Hand – Alex Grey

 

Alex Grey e seu relato sobre sua experiência com a bebida sagrada Ayahuasca.

Seu sincero relato sobre quem foi o gênio Albert Hoffman

Paletra muito interessante concedida ao TED pelo artista: “Cosmic Creativity: How Art Evolves Consciousness” (Apenas com legendas em inglês ainda. Trabalho de traduçãoem andamento)

Leia a sua biografia completa.

http://alexgrey.com/bio/

Alex_Grey_Painting_1

Curta a pagina de Grey no facebook e fique por dentro das suas atualizações.

https://www.facebook.com/AlexGreyCoSM

Visite o site oficial do artista, onde você pode visitar a loja virtual e visualizar mais imagens de seu trabalho.

http://alexgrey.com/

Terence uma vez já disse que a unica coisa possivel de trazer do outro lado, são idéias.

E quando se trata em expressar o que viveu, Alex Grey é mestre, causando identificação com todos quem já experienciaram a viagem psicodélica.

Obtenha mais conteúdo como esse

Inscreva-se em nossa newsteller e receba os novos posts em seu email!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =